Páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

ASISBS Superar o medo de falar em público exige treinamento

Mãos trêmulas, gagueira, esquecimento. Esses são alguns dos sintomas de quem necessita falar em público e devido ao trabalho, escola ou universidade, necessita realizar algum tipo de apresentação. Além disso, a exigência de uma boa comunicação é questão de sobrevivência nos dias de hoje, como em uma entrevista de emprego.
Pensar que você nunca irá precisar falar em público é um erro. “Há uns 15 anos, a ideia era de que somente quem iria falar em público eram professores e palestrantes, porém isso mudou e muito. Atualmente, qualquer área ocorre essa necessidade. Não é somente falar em público, mas sim melhorar a comunicação, é a arte do bem falar”, explica a Instrutora do Curso de Oratória da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs), Adelita Fernandes.
Ela conta que a principal barreira de falar em público durante estes sete anos como instrutora é o medo do que os outros vão pensar. “A preocupação com o outro é o principal empecilho. As correntes da infância como chamamos, explica isso. Muito do que sou hoje remete a minha infância. Então essa vergonha e o medo são as barreiras que devem ser ultrapassadas”, conta.
O nervosismo e a ansiedade são normais e considerado algo natural. O curso tem o objetivo de trabalhar a evolução e superação, tanto de falar em público quanto de melhorar a própria comunicação.
Em um novo cargo, Ana Cláudia Cardoso quer se aperfeiçoar. “Assumi um novo cargo na empresa que exige uma boa comunicação o tempo todo. Sempre ao falar em público ocorre a gagueira, tremedeira e até o esquecimento do que realmente você quer passar. Isso já vem desde o colégio. O objetivo é superar tudo isso”, diz.


 “Este ano estou investindo em vários cursos, e estou começando com esse para aprimorar a comunicação. Quero estar bem preparada”, relata a participante Cecília Romanio. Para Adelita, os alunos são motivados a trabalhar com o campo da fala e não com o dom. “Há pessoas que já nascem com este tipo de dom, são desinibidas desde cedo, porém o objetivo é trabalhar o outro lado, verificando aos poucos o desenvolvimento e com isso buscar crescer cada vez mais”, conclui. Além desta turma, a Acisbs irá realizar a segunda edição do curso no final deste mês e a próxima em abril.

23/01/2012 Excel Básico ao Avançado
Capacitações

30/01/2012 Oratória Básica
Capacitações

06/02/2012 Satisfação dos Clientes - Tratamento de Reclamações
Capacitações

06/02/2012 Técnicas de Atendimento e Vendas em Auto Posto
Capacitações

10/02/2012 Ponte Rolante
Capacitações
SITE ASISBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário